Vacheron Constantin Maître Cabinotier Astronomica – peça única

Combinar harmoniosamente as complicações tem sido um desafio constante que as grandes marcas de relógio enfrentam.

Em 2005 por ocasião do aniversário de 250 anos da casa Vacheron Constantin, a marca lançou um dos relógios de pulso com maior número de complicações, o TOUR DE L’ILE.

Desta vez, em 2014,  a célebre casa genebrina surpreende com uma nova maravilha mecânica, o VACHERON CONSTANTIN CABINOTIER ASTRONOMICA. Foi produzido apenas uma peça (piece unique).

Vacheron Constanatin Maître Cabinotier Astronomica 1

Vacheron Constanatin Maître Cabinotier Astronomica 3

Este magnífico relógio foi apresentado no evento Watches & Wonders, em Hong Kong 2014, entre 30 de setembro e 2 de outubro últimos no Hong Kong Convention and Exhibition Center.

 

Watches & Wonder logo

Além das tradicionais funções de horas e minutos, o relógio possui quinze complicações, incluindo algumas relacionadas à astronomia, ao cosmos.

Vacheron Constanatin Maître Cabinotier Astronomica 2

As complicações são as seguintes:

– calendário perpétuo com quatro indicações: dia do mês, dia da semana, mês e ano bissexto (leap year).

– repetição de minutos, que produz um som (gongo) a cada hora, quartos de hora e minutos, quando o dispositivo é acionado.

– turbilhão.

– equação do tempo (diferença entre o tempo solar e o tempo convencional ou médio).

– nascer do sol (sunrise).

– pôr-do-sol (sunset).

– mapa estelar (sky chart);

– hora e minuto sideral.

– estações do ano

– signos do zodíaco.

– calendário lunar e fases da lua.

– reserva de marcha para 58 horas. 

O calendário perpétuo não é do tipo convencional que requer intervenção ou correção a cada 100 anos. Sua “memória” está preparada para os próximos 400 anos!

O nascer-do-sol, o pôr-do-sol, a hora e minuto sideral são complicações que podem ser ajustadas previamente para a cidade que o cliente escolher. A hora e minuto sideral correspondem ao tempo medido através das estrelas.

Na outra face do relógio estão dispostas quatro complicações que mostram sete indicações: mapa ou esfera estelar, solstício, equinócio (equinox), tempo sideral, idade e fase da lua, as quatro estações do ano e os signos do zodíaco.

 Vacheron Constantin Maitre Cabinotier Astronomica back

O solstício indica o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera estelar, atinge a maior declinação em latitude medida a partir da linha do equador.

Vacheron Constanatin Maître Cabinotier Astronomica back

O equinócio mostra as ocasiões em que o dia e a noite possuem a mesma duração. O equinócio ocorre duas vezes por ano, em 20 de março e em 22 de setembro. É o instante em que a metade do círculo solar está acima do horizonte.

O turbilhão, localizado na posição das seis horas, faz uma volta completa a cada 60 segundos, por isso é denominado one minute tourbillon.

A peça principal do turbilhão em todos os relógios da Vacheron Constantin possui o formato da Cruz de Malta, que é o símbolo da marca.

 

Vacheron-Constantin-Maitre-Cabinotier-Astronomica-dial

O mostrador é na cor cinza antrácito (anthracite), cuja tonalidade é obtida a partir de uma variedade compacta e dura do mineal carvão que possui elevado lustre.

O movimento mecânico que impulsiona todas essas complicações é o calibre 2755-B1, com 18.000 oscilações/hora (2,5 Hz). Medindo 33,90 mm de diâmetro e 12,15 mm de espessura, este calibre contém 839 componentes. Qualquer imagem deste calibre seria trivial e não iria refletir sua complexidade.

Acredito que um calibre desta natureza tem que ser obrigatoriamente a corda manual e não automático, porque sua espessura seria maior do que a atual para comportar uma massa oscilante mais robusta.

Desnecessário dizer que o movimento possui o Selo de Genebra (Geneva Seal ou Hallmark of Geneva) que atesta a alta qualidade dos materiais empregados, sua construção e acabamento (finishing) e de acordo com os critérios técnicos e estéticos estabelecidos pelos melhores artesãos da indústria relojoeira local.

A caixa redonda, é de ouro branco medindo 47 mm de diâmetro e 19,1 mm de espessura. Pulseira de couro de crocodilo na cor preta e fecho de segurança deployant.

O relógio vem acompanhado de um rico conjunto de acessórios, entre eles um amplificador do som do Minute Repeater fabricado pela Le Musique du Temps e um watch winder, cuja caixa é feita com madeira Macassar. O watch winder é um dispositivo eletro-mecânico que permite manter um relógio funcionando em repouso. A cada determinado período de tempo esse dispositivo movimenta a coroa e carrega o tambor de corda do relógio na medida certa para evitar excesso ou falta de energia.

O preço do VACHERON CONSTANTIN CABINOTIER ASTRONOMICA foi fixado em 2 milhões de francos suícos.

Check Also

Montblanc – chega ao Brasil o modelo TimeWalker Chronograph Automatic com caixa de ouro

Modelo integra a nova TimeWalker Collection, que presta homenagem à extraordinária herança da Minerva no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *