Mido – presença de meio século no Brasil

A marca de relógios Mido, que hoje pertence ao Swatch Group, é bem conhecida entre o público brasileiro.

O nome mido vem do verbo medir em espanhol. Yo mido 1,70 m = eu meço 1,70 m, por exemplo. O nome mido foi adotado pela facilidade de ser pronunciado em qualquer idioma.

Seus relógios na larga maioria são com movimento mecânico automático produzidos pela ETA, que também pertence ao Swatch Group. Esta é uma daquelas marcas em que não é necessário grandes somas para ter um relógio de boa qualidade. Os relógios possuem um design característico, linhas sóbrias tanto nos modelos sociais como esportivos.

A Mido foi fundada em 1918 pela família Schaeren na cidade de Bienne, no cantão de Berna, Suíça.  Na cidade de Bienne estão instaladas outras marcas, como Rolex, Omega, Urban Jürgensen & Sonner, Certina, Eberhard & Co, Milus e Candino.

 Bienne

Porém, a sede da administração da da marca é em Le Locle, uma vez que o executivo de longa  data do Swatch Group, François Thiébaud, de naturalidade francesa, é presidente da Tissot, Mido e Certina, marcas que ocupam o low-middle range de faixa de preço.

A coleção mais conhecida da Mido no passado e atualmente é ainda a Multifort.

Mido Multifort Poster

Muitos devem se lembrar dos anúncios da marca nas páginas da conhecida revista americana Seleções Reader´s Digest. Entre as décadas de 50 e 80 a revista tinha um grande número de leitores no Brasil e o anúncio da Mido chamava atenção para a resistência do modelo Multifort a choques mecânicos, impermeabilidade à água e anti-magnestismo.

Os relógios da marca estavam seguramente entre os mais vendidos no Brasil na década de 60 e até o início da década de 70. Nessa época, os relógios das marcas Omega e Universal Genève, por exemplo, eram também bem vendidos, mas o preço era mais alto do que os da Mido.

Mido Seleções Reader´s Digest

No início da década de 70, a Mido lançou o dispositivo Aquadura Crown Sealing, nome fantasia dado ao tipo de vedação da coroa, que consistia em uma minúscula cortiça natural que mantinha um pressão interna protegendo a entrada de água.

Em 1959 foi lançado a coleção Ocean Star, a qual, posteriormente deu origem ao modelo Commander, com pulseira de aço ou ouro estilo milanese acoplada à caixa.

A imagem abaixo refere-se ao modelo Commander I, atual.

Mido Commander No Brasil a marca continua bem representada, com vários dos modelos atuais disponíveis nas lojas.

Há dois modelos que eu pessoalmente aprecio, o Commander II, Datoday – ref M016.430.36.061.02 – caixa de aço com 40 mm de diâmetro, revestida de ouro rosa pelo sistema pvd (physical vapor deposition). Funções de hora, minuto, segundos, dia do mês e da semana. Pulseira de couro na cor preta e fecho de segurança deployant.

Mido Commander M016 430 36 061 02 picture 2

O movimento é automático (calibre ETA 2836-2) e o mostrador na tonalidade grafite, protegido por cristal de safira. Pesa apenas 77 gr e espessura de 11,2 mm. Resistente a uma pressão d´água em até 50 mm. O preço ao consumidor no exterior é bem convidativo, ao redor de US$ 900. O formato da caixa torna o relógio bem confortável no pulso.

Mido Commander M016.430.36.061.02

O segundo modelo é o esportivo Multifort, ref M005.930.37.290.00. Caixa de aço com 42 mm de diâmetro, espessura de 11,75 mm, revestida em ouro rosa pelo sistema pvd. O mostrador é na cor marrom e na parte central tem um acabamento imitando a superfície de um deck.

Mido Multifort M005 930 37 290 00

Possui cristal de safira em ambas as faces. O movimento é automático (calibre 2836-2). Com peso de 123 gr, o relógio é resistente a uma pressão d´água de até 200 m, o que permite ser usado para natação e prática de mergulho em baixa profundeza (skin diving). A pulseira é de  borracha também na cor marrom. O preço no exterior também ao redor de US$ 900.

Os dois modelos acima apresentados, na minha opinião, possuem um excelente benefício relativamente ao preço, inferior a mil dólares (no exterior) e com a vantagem de 24 meses de garantia internacional.

Check Also

Montblanc – chega ao Brasil o modelo TimeWalker Chronograph Automatic com caixa de ouro

Modelo integra a nova TimeWalker Collection, que presta homenagem à extraordinária herança da Minerva no …

37 comentários

  1. Edward Aarão Jr

    Comprei um relógio mido em um shopping em MARABA, Estado do Pará, mais precisamente na loja Fábio Jóias, acontece que em pouco tempo apareceu um problema no botão rosqueador e então foi encaminhado para garantia…. Para minha desilusão com a marca o tempo de devolução da garantia foi de seis meses. Acontece que ao receber o relógio no mês em curso (Maio de 2016) vindo da loja supra citada a qual é representante da mido em maraba, fui mais uma vez surpreendido negativamente com a marca, visto que, apresentou um novo problema e que ao ser encaminhado me deram um prazo de mais 45 dias para entregar o relógio de R $3.600,00….. Tenho certeza que está companhia que fabrica o relógio não coaduna com tais atitudes e deveria melhorar seu controle de garantia ,bem como, seus representantes e autorizadas em consertar seus produtos.

    • Sr Edward, boa noite. O sr tem razão nos seus argumentos. O sr poderia me fornecer o modelo e o número de série que deve estar discriminado no Termo de Garantia? Eu creio que poderei ajudá-lo em algo.
      Atenc
      Fabio A de Araujo – Editor

      • Edward A. Junior

        Sr.Fábio Araújo,
        Relógio Mido Aço/Rosê MULTIFORT, Referência do fornecedor:M.005.430.22.031.80

        Grato pela atenção!

        • Sr Edward,
          Encaminhei uma mensagem para o representante oficial da marca Mido e estou aguardando resposta sobre o procedimento a ser adotado.
          Aten

        • Sr Edward,
          A MIDO aqui em São Paulo pediu para o sr entrar com contato diretamente com a pessoa encarregada.
          Possivelmente a MIDO enviará uma autorização de postagem (Sedex) para que o sr encaminhe o relógio sem custo de Correios para o sr.
          O seu relógio chegando em SP, será feita uma avaliação técnica. Dependendo das peças que forem necessárias, pode haver uma necessidade dessas peças serem solicitadas à MIDo na Suíça e o prazo para o relógio ficar pronto pode ser superior a 30 dias.
          Eu creio que é o melhor caminho e o relógio ficará como novo. A Mido está sendo bastante atenciosa.
          O sr deverá encaminhar seus dados, nome e endereço completos, para srta Lidia Costa, conforme dados abaixo. Caso queira falar com ela, tem também o telefone.
          Lidia Costa
          Mido Brasil
          Direct Phone: + 55 11 3746-2831
          mido@br.swatchgroup.com

          Atenc,
          Fabio

  2. Alexandre de Sousa

    Bom dia,um amigo encontrou um relógio mido antigo nos pertences familiares aparentemente estava parado,quando chacoalhei voltou a funcionar direitinho,multifort automatic 31mm dourado,porém precisa de uma pulseira e não sabemos qual a pulseira ideal para ele no fundo tem quatro números 2627,qual a pulseira que devo usar para essa máquina específica,me surpreendi com um relógio tão antigo e funcionando quero usá-lo.grato antecipadamente.

    • Bom dia sr Alexandre,
      Esse número 2627 pode ser o calibre ou pode seu uma numeração do modelo. O importante é que está funcionando.
      Sr o sr conseguir encaminhar umas duas fotos do relógio, agradeço. Assim posso lhe sugerir o tipo de pulseira.
      Pode encaminhar via celular. O meu número é (11) 97117 6288 (vivo).
      Atenc

  3. MANOEL VALENTIM

    BOA TARDE,

    ESTOU PRECISANDO DA RODA DUPLA AUTOMÁTICO DO RELÓGIO MIDO. CALIBRE 19.800.

    SE POSSUÍREM, POR FAVOR ME AVISEM, INFORMANDO AS CONDIÇÕES PARA EFETIVAR A COMPRA.

    MUITO OBRIGADO

  4. Perdi meu relógio mido commander e gostaria de saber se tem como eu rastreá-lo …

    • Prezada srta Fernanda,
      Creio que não há como rastreá-lo, sobretudo pelo fato de ter sido perdido em local aparentemente ignorado.
      Se alguém eventualmente encontrou o relógio, como vai saber que lhe pertence?
      Atenc,

  5. Tenho um mido Baroncelli o relogio e lindo demais muito preciso em breve vou comprar outro um jubillee calibre Eta 2836-2

    • Aqui no site grande parte dos comentários têm sido sobre a marca MIDO. Os relógios da marca, sobretudo os com movimento mecânico, fabricados nos últimos anos são reconhecidos pela alta qualidade. Parabéns!

  6. joao vicente colonia

    Comprei a poucos anos atras uns 5 no maximo um relogio Mido, na certeza de estar comprando um bom relogio, pois eu sempre soube do bom nome dessa Empresa. Minha intenção nessa compra era estar comprando uma quase jóia e que depois que me for, meu filho venha a ter essa jóia com ele como uma das recordaçoes da minha existencia. Acontece que esse relogio com menos de um ano de uso deu problema, depois disso deu de novo, trocaram até o circuito eletronico e agora de novo o mesmo problema. Sinceramente voces acham que esta certo??? O que faço??

    • Sr Vicente.
      Lamento que isso tenha ocorrido, porque problemas com relógios a quartzo são raros, uma vez é que um movimento com pouquíssimas peças mecânicas.
      Mas gostaria de lhe perguntar o seguinte: Qual é o modelo da Mido? Onde foi adquirido, em revendedor autorizado? O sr recorreu à Assistência Técnica oficial da marca aqui em São Paulo?

  7. Jarlan Barroso Botelho

    Caro Fabio Anderaos.
    Muito boa a matéria sobre a Mido, marca das mais tradicionais e queridas em nosso País. Aliás, o Brasil já foi por muito tempo, o maior mercado consumidor da Mido, a ponto do Brasil ter sido o único lugar do mundo, fora da Suíça, a ter uma fábrica da Mido e da Tissot. Sobre a qualidade dos relógios, não há como se questionar a excelência dos relógios da Mido. Os movimentos utilizados, são os mesmo que outras marca de relógios que custam bem mais caro utilizam. Um dos relógios mais bonitos e elegantes lançados ultimamente foi um relógio da Mido, no caso o Baroncelli Heritage, com uma fina caixa e um excelente movimento mecânico ETA 2892A2.
    Jarlan Barroso Botelho

    • Prezado Dr Jarlan,

      Os relógios da marca MIDO oferecem uma excelente relação benefício/custo, incluindo o aspecto estético que tem melhorado muito de alguns poucos anos para cá. Creio que isto se deve a uma melhor gestão da marca. A mensagem de Nick Hayek, CEO do Swatch Group, aos responsáveis pelas marcas tem sido de liberdade para atuar e de criar produtos de alta qualidade, desde que isto se traduza em maiores volumes de vendas e com boa rentabilidade, uma vez que o ambiente da indústria relojoeira está bem competitivo.

  8. Confesso que sou ignorante em matéria de relógios, principalmente de automáticos. O caso é que comprei um Mido Commander em Miami, para ter um relógio suíço e automático pela primeira vez, já que a fama deles é enorme. Eu ajusto suas horas com meu CASIO G-Shock que é muito pontual, mas passa alguns dias e as horas do Mido começam a atrasar em relação ao CASIO. Me disseram que por melhor que seja o relógio automático, ele jamais terá o nível de precisão de um digital. Essa informação é correta?

    • Henrique,
      De fato, dificilmente um relógio de pulso com movimento mecânico, seja ele a corda manual ou automático, terá a mesma precisão de um bom relógio a quartzo. Estamos falando de relógios a quartzo de boa qualidade, de marcas conhecidas japonesas ou suíças.
      Porém, atualmente existem relógios de pulso convencionais com movimento mecânico altamente precisos, como o Omega Globemaster Co-Axial Master Chronometer, da coleção Constellation. São vários fatores que influenciam a precisão de um relógio, desde a engenharia em si do mecanismo, da qualidade das peças e componentes, resistência à trepidação, temperatura, força da gravidade e magnetismo. Eu creio que esse modelo da Omega é o que existe de melhor no aspecto precisão. Observe que eu mencionei acima relógios de pulso convencionais, porque existem relógios com movimento mecânico que incluem peças e dispositivos que mitigam o efeito da força da gravidade terrestre. Mas este é outro assunto.
      Aspectos que o consumidor deve levar em conta ao adquirir um relógio: por que eu necessito de um relógio com precisão absoluta? Que impacto terá uma variação de 1 a 2 minutos/mês de um relógio mecânico na minha rotina?
      Acerte seu Mido com o Casio G-Shock e use-o diariamente durante vários dias seguidos e depois diga-me qual foi a diferença observada.

  9. Pedro Paulo Scofano

    Prezados Senhores,

    Possuo um relógio Mido, Ocean Star (Powerwind), década de 1960, todo original, que serve ao meu uso diário, necessitando de assistência técnica autorizada pelo fabricante.

    Fineza informar o endereço, de preferência na cidade do Rio de Janeiro, onde resido.

    Muito obrigado,

    Atenciosamente,

    Pedro Paulo Scofano

    • Sr Pedro,
      A Assistência Técnica da Mido no Rio de Janeiro chama-se Watch Time – Av Rio Branco, 123 – sala 2012 – telefone 2517-3940.
      Quando o sr for levar o relógio será feita uma avaliação com orçamento. Pegunte a eles se de fato vão conseguir peças originais do modelo em questão, porque trata-se de um relógio fabricado há 50 anos.

  10. Helton Ribeiro

    Sou amante de relógios e ao ver relatos de problemas me lembrou a aquisição do meu pai em 1973. O mesmo adquiriu um relógio Mido, Ref: LC 5307, caixa numero 3137388 e com 1 mês de uso o relógio parou. O prazo de reparo na época foi de 60 dias. Hoje o relógio se encontra comigo e parado. Guardo somente como recordação do meu pai.

    • Sr Helton,
      Boa tarde.
      Por que o sr não leva o relógio à Assistência Técnica da Mido aqui em SP? Embora o modelo tenha mais de 40 anos, é possível identificar o problema e fazer o relógio funcionar novamente. O telefone é (11) 3031 8551 – R Pedroso de Morais, 457 – 12º andar, entre Av Rebouças e R Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros. Caso o sr encontre alguma dificuldade e o relógio não possa ser consertado na Assistência Técnica acima, entre novamente em contato comigo.

  11. Meio século… Comprei um Mido e não consigo assistência para o mesmo, uma vergonha… Comprar um relógio pelo prestígio da marca, mas precisamente um Baroncelli, estava satisfeito com a aquisição, até precisar de assistência para a pulseira, não existe nenhuma relação de respeito para com os clientes, tentei contato por email, Facebook, reclame aqui, e todo tipo de recurso… Uma lástima. Não comprem, apesar de boa máquina, o meio século no Brasil não é garantia de qualidade, atendimento nulo e total falta de atenção para quem é consumidor da marca

    • Sr Carlos, favor entrar em contato com a Assist Técnica autorizada da Mido: telefone (11) 3031 8551 – Rua Pedroso de Morais, 457 – 12º andar – coj 1202, Pinheiros, entre Rua Teodoro Sampaio e Av Rebouças. Temos recebido várias mensagens reclamando do pós-venda da Mido. Qualquer dúvida adicional, entre em contato conosco.

  12. José Eustáquio da Silva

    Olá, estou adquirindo um relógio MIDO ocean star commander 8417 aquadura, gostaria de saber onde fica assistência técnica aqui em Brasília DF, e se possível, quando ele foi fabricado, obrigado

    • Sr José
      Boa noite.
      Necessito que o sr me informe:
      – se esse modelo da MIDO é usado ou novo, sem uso.
      – no verso da caixa ou não cartão de garantia deve estar impresso a referência do modelo.
      Com essas informações, será possível responder a sua questão.
      Atenc,
      Fabio de Araujo – Editor

      • José Eustáquio da Silva

        Boa noite, antecipadamente agradeço a atenção, o relógio é antigo, eu comprei do neto de um sr falecido, o relógio nunca foi aberto mas está em ótimo estado, por isso gostaria de saber se tem relojeiro credenciado aqui em BRASÍLIA DF, para uma revisão e eu não tenho mais referências, o que está escrito no fundo dele é SWISS MADE STAIHLSS SIEEL, MIDO OCEAN STAR, AQUADURA 8417, mais uma vez obrigado

        • Sr José, eu não conheço relojoeiros em Brasília e também não sei se os existentes estão bem equipados para executar uma revisão completa. Em São Paulo existe uma boa oficina, a Two Timer – Assistência Técnica Especializada, cujo telefone é (11) 3812 7940 e o relojoeiro é o sr Edilson. Sugiro telefonar na parte da manhã e pedir para falar com ele. Pode dizer ao sr Edilson que eu indiquei. Peça um orçamento dizendo que o relógio (creio que foi fabricado entre 10 a 15 anos atrás) precisa de uma revisão completa, embora esteja funcionando. Tenha em mente que esse modelo encontra-se à venda em sites no exterior pelo preço aproximado de US$ 300 ~ R$ 1.000,00, de modo que o preço do serviço não pode ser alto, pois o relógio está em bom estado.

  13. Preciso do contato de assistência técnica para trocar o circuito de um relógio Mido, devido o vasamento de pilha. Resido em SP. Desde já agradeço a atenção, Alice.

    • Alice, se como você diz houve vazamento de pilha, o relógio deve ser antigo, pois de alguns bons anos para cá pilhas eletrônicas de boa qualidade não vazam mais quando perdem sua vida útil. Assistência Técnica autorizada da MIDO: telefone (11) 3031 8551 – Rua Pedroso de Morais, 457 – 12º andar – coj 1202, Pinheiros, entre Rua Teodoro Sampaio e Av Rebouças.

  14. Tenho um Mido ano de fabricação 1947, masculina meu Pai faleceu e dos irmãos Eu fiquei com o mesmo; pois
    bem o automático não esta funcionando mais, se algum cavalheiro puder me ajudar no indereço na Suíça, ficarei muito grato.
    É um relogio medio de mostrador e ponteiros luminoso, esta funcionado normal só dar corda de dois em dois dias.

  15. PAULO LIBERATOSCIOLI POPPE

    Adquiri, em 1965 em Lisboa, um relógio Mido Ocean Star powerwind automático, caixa de aço de 32 mm.
    No Rio de Janeiro, mais de 10 ano depois de funcionamento normal o relógio começou a apresentar algum defeito e procurei o representante para um orçamento.
    Ao buscar o resultado do exame, do qual deveria resultar um orçamento, fui informado que o reparo já fora executado. Ao perguntar a razão do conserto sem o devido orçamento prévio, fui surpreendido com o custo zero!
    O meu relógio constava de uma relação do fabricante cuja caixa era defeituosa!
    Atualmente ele está apresentando um problema: para de funcionar durante a noite.
    Não sei se é defeito ou necessidade de limpeza da máquina!
    Existe um bom relojoeiro no Rio de Janeiro, a Casa Leal de Copacabana, situada na Rua Barata Ribeiro 681.
    Vocês recomendam?
    Antecipadamente grato pela sua pronta resposta,
    Paulo.

    • Sr Paulo, boa tarde. Não conheço relojoeiros no RJ, embora tenha ouvido falar da Casa Leal em Copacabana. Creio que é melhor o sr ir pessoalmente a esse relojoeiro e conversar com ele, considerando que é um relógio com mais de 50 anos e se existe realmente conserto etc e qual o preço do serviço. Atenc

  16. PAULO LIBERATOSCIOLI POPPE

    Problema resolvido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *