O novo Swatch Sistem51

A marca Swatch, que em 1983, ou seja, trinta anos atrás, lançou seus famosos relógios inicialmente com movimentos à quartzo, inaugurou uma nova fase na história da marca, com o modelo Sistem51 apresentado em 2013 na Feira de Basel e que recentemente encontra-se disponível para venda nas boutiques da marca e em lojas credenciadas.

O nome do modelo, Sistem51, é porque seu movimento mecânico automático com 21.600 oscilações/hora (3 Hz) e 19 rubis, contém no total apenas 51 peças, construído em cinco módulos. Possui 17 patentes registradas. Este movimento é feito de uma liga de cobre, níquel e zinco, a qual, segundo a Swatch, possui excepcionais propriedades anti-magnéticas.

Creio que o nome Sistem é um neologismo criado pela marca Swatch, pois ela não figura em nenhum idioma.

A título de esclarecimento, o efeito magnético pode alterar sensivelmente a marcha de um relógio, sobretudo aqueles com movimento mecânico. Em sua larga maioria, os movimentos mecânicos são anti-magnéticos em pelo menos 60 Gauss (4800 amperes). O modelo Milgauss da Rolex, resiste até 1.000 gauss ou 80.000 amperes e o novo Omega Acqua Terra > 15,000 gauss (acima de 1.200.000 amperes!). Um relógio com movimento mecânico pode estar com a marcha muito alterada apenas em razão de contato com algum campo magnético mais forte. Basta que um bom relojoeiro tenha um aparelho desmagnetizador e o problema pode ser resolvido sem que haja necessidade de desmontar o relógio, por exemplo. Segundo a Swatch, a marcha do novo modelo oscila entre +10 segundos/dia a -10 segundos/dia, ou seja, uma marcha razoável, nada excepcional, na minha opinião.

Fabricado inteiramente na Suíça pelo Swatch Group de maneira totalmente automatizada, o movimento do relógio possui uma reserva de marcha surpreendente para um modelo simples como esse: 90  horas, ou seja, 3 dias e 18 horas, para sermos exatos.

A caixa do relógio (42 mm de diâmetro), feita de plástico translúcido de alta qualidade, está disponível em quatro cores: azul, vermelha, branca e preta. A pulseira é de material sintético à base de silicone na cor preta, com exceção do modelo com caixa na cor branca que é também de silicone e na cor branca.

Swatch Sistem51 red

Possui as funções de horas, minutos, segundos e dia do mês na posição das três horas. O fundo do relógio é transparente, de modo que é possível observar o movimento mecânico. Resistente a uma pressão da água em até 3 atmosferas (30 m). O material protetor do mostrador é de plástico, como nos demais modelos da Swatch.

Swatch Sistem51 blue

Por último, uma advertência: o Swatch Sistem51 não pode ser desmontado. Foi selado hermeticamente. Caso o relógio apresente algum problema dentro do prazo de garantia, acreditamos que ele seja substituído pela loja autorizada e sem ônus ao proprietário. Fora do prazo de garantia, a alternativa é adquirir um novo.

Swatch Sistem51 black

Preço: 150 francos suíços ou equivalente a US$ 170 em lojas no exterior.

Check Also

Montblanc – chega ao Brasil o modelo TimeWalker Chronograph Automatic com caixa de ouro

Modelo integra a nova TimeWalker Collection, que presta homenagem à extraordinária herança da Minerva no …

2 comentários

  1. Jarlan Barroso Botelho

    Caro Fábio,
    O Swatch Group, em minha opinião, acertou em cheio ao lançar o Sistem 51. De uma só vez eles quebraram várias “regras” na construção de relógios mecânicos. A primeira é que diz que uma peça mecânica de boa qualidade tem que ser cara. O novo Swatch é barato, já que sai nos EUA por cerca de US$150,00. Além disso, a simplicidade do movimento, com apenas 51 peças, mostra que os relógios mecânicos podem sim, serem simples e práticos, e produzidos em larga escala por meio de máquinas. Além disso, a reserva de marcha, com 90h, foi obtida com um único e pequeno tambor de mola. Essa evolução poderá em um futuro próximo ser aplicada em outras marcas do grupo, possibilitando assim uma maior estabilidade de marcha dos relógios, com ganhos na precisão. Por fim, os novos proprietários do relógio poderão adquirir o “vírus” do relógio mecânico, e passarem a comprar relógios mecânicos mais sofisticados – ou até mesmo os relógios mecânicos de entrada – ampliando o espectro de interesse pelos relógios mecânicos. Sem dúvidas os responsáveis por esta nova maravilha da relojoaria mecânica estão de parabéns.

    • Fabio Anderaos de Araujo

      Prezado Jarlan,
      É sempre bom comentar e responder suas agudas observações.
      De fato, esse Swatch Sistem 51 traz grandes novidades na fabricação de relógios mecânicos e vai afetar até certo ponto as marcas independentes. Quando digo até certo ponto, é porque as pessoas compram relógios não só para ver as horas, mas por conta do lado estético. Outros pelo status que um modelo de alto valor proporciona ao ego do indivíduo. Semelhante a um veículo, como ocorre com um carro popular e um de luxo. Eu acredito que o Sistem 51 vai afetar as marcas de preço semelhante e pouco as marcas de médio e alto prestígio. O maior risco para as marcas de baixo preço é como voce deixa transparecer no seu comentário, se a técnica de produção Sistem 51 será extendida a outras marcas do grupo Swatch (Mido, Tissot e Certina). Os relógios a quartzo de menor preço ou popular tendem também a ser afetados, mas vai depender do tipo de marketing que a marca Swatch vai utilizar. Abrç,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *